EIC

Você está aqui: Home Notícias Educação Física e Psicomotricidade – Em busca do Desenvolvimento Pleno do Educando

Educação Física e Psicomotricidade – Em busca do Desenvolvimento Pleno do Educando

Educação Física - EINo EIC, as aulas de Educação Física, do segmento Educação Infantil, são baseadas numa perspectiva que leva em consideração os aspectos psicomotores, ou seja, uma abordagem dos potenciais cognitivos, afetivos, sociais e motores da criança, a qual permite um desenvolvimento integral do ser.

Pode-se dizer que a psicomotricidade é um caminho, o desejo de fazer, de querer fazer; o saber fazer e o poder fazer.  Portanto, leva o educando a tomar consciência do seu corpo, da lateralidade, a situar-se no espaço e a adquirir a coordenação de seus movimentos.

 O movimento é um suporte que ajuda a criança a adquirir o conhecimento do mundo que a rodeia, por meio de seu corpo e de suas percepções e sensações, porém o indivíduo não se constrói de uma só vez. Essa construção acontece, gradativamente, pela interação com o meio e de suas próprias conquistas e a psicomotricidade desempenha um papel fundamental para que isso ocorra.

Visando atingir os objetivos já citados, consideram-se as histórias de vidas individuais, valorizando-se e percebendo-se as necessidades, desejos e expectativas que se manifestam nas propostas sugeridas pelo educador na relação do educando com o meio, ou seja, na relação com os objetos oferecidos em aula tanto quanto na questão interpessoal com os demais educandos e com a educadora.

A recuperação de histórias de vida e a necessidades de cada educando, a partir das práticas propostas e das diversas formas de expressão das crianças, auxiliam o educador acompreender as necessidades individuais e coletivas.

As aulas de Educação Física são pensadas de forma que os educandos desfrutem de atividades lúdicas, sem um direcionamento específico e sem imposições feitas pela educadora. Oferece-se um ambiente acolhedor, com objetos, jogos e brincadeiras que despertem o interesse e a curiosidade das crianças. Tal proposta permite que elas brinquem, reconheçam o seu espaço, explorem a criatividade, a imaginação, procurando sempre respeitar as individualidades. O acolhimento às diferenças é muito importante, pois todos sentem-se incluídos e, aos poucos, vão inserindo nas brincadeiras.

Na questão do respeito, o espaço compartilhado e a divisão de objetos proporcionam aos educandos um entendimento da necessidade de agir de forma colaborativa, a fim de que todos possam desfrutar do momento em maior harmonia. Existe a liberdade de escolha sem invadir o espaço e a necessidade do outro, pois são trabalhados valores como o desapego, a flexibilidade e a paciência, os quais são necessários para que eventuais conflitos possam ser solucionados de forma positiva.

Como pôde ser visto, a proposta inserida nas aulas Educação Física no EIC é muito rica, possibilitando o desenvolvimento dos educandos nas dimensões física, intelectual, social, emocional e simbólica. Dessa forma, colabora-se na formação de pessoas mais seguras, conscientes do seu espaço e prontas para agir de acordo com as suas competências, mas respeitando e valorizando as diferenças do outro.

Texto: Ana Beatriz Alves da Costa – Professora de Educação Física

 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar


Ação Evangelizadora


Ação Pastoral

  • Pastoral Carcerária, da Saúde, Paroquial, da Terra, da Juventude, Diocesana e DST-AIDS
  • Áreas de atuação: indígenas, mulheres em situação de risco, catequese, liturgia e comunicação

Saúde

Unidades Sociais / Projetos Sociais

  • Tecendo a Vida - Belo Horizonte - MG
  • Educandário Sagrada Família - São Paulo - SP
  • Casa da Sagrada Família - Campos do Jordão - SP
  • Lar dos Velhinhos - Maringá - PR
  • Lar Nossa Senhora Aparecida - Santuário Nacional
  •  Lar São Vicente de Paulo - Itaberá - SP
  • Lar São Roque - Diamantino - MT
  • Casa do Peregrino - Itajaí - SC
  • Orfanato São Roque - Moçambique
  • Escola Familiar Rural - Moçambique
  • Lar de Idosos de San Javier - Argentina

Família CIIC