EIC

Você está aqui: Home Notícias A presença das Irmãzinhas da Imaculada Conceição nas missões pelo Brasil e pelo mundo

A presença das Irmãzinhas da Imaculada Conceição nas missões pelo Brasil e pelo mundo

Missões - CIIC"Trabalhem para a glória de Deus. Iremos para as Índias, para o Alasca, bem longe.", dizia Santa Paulina, cheia do espírito missionário. Hoje, as Irmãzinhas da Imaculada Conceição estão presentes em 12 países: Argentina, Bolívia, Brasil Camarões, Chade, Chile, El Salvador, Guatemala, Itália, Moçambique, Nicarágua e Peru. A missão da Congregação concretiza-se na Ação Pastoral, nas Comunidades Eclesiais de Base; na Educação; na Saúde; na Assistência Social, junto a crianças, jovens, idosos, povos indígenas e mulheres; nos Centros de Hospitalidade; Centros de Terapias Naturais; Santuário Santa Paulina e na Missão Ad Gentes.

Conheça um pouco das últimas atividades realizadas nas comunidades onde as Irmãs realizam a missão.

Em Moçambique, as Irmãzinhas da Imaculada Conceição atuam em diversas realidades e uma delas é o Orfanato San Roque. No fim do ano de 2005, Dom Francisco Chimoio, bispo de Maputo, entrou em contato com a Congregação que aceitou levar adiante o trabalho do Orfanato. Graças ao trabalho das Irmãs, as crianças são atendidas com amor e respeito.

Na Regional Virgen de Guadalupe, que abrange as comunidades espalhadas pela Guatemala, Nicarágua e El Salvador, as Irmãs também se dedicam a uma bonita missão com crianças, jovens e mulheres em situação de vulnerabilidade. No mês de agosto deste ano, Irmã Reyna Johanna acompanhou as missões pelas comunidades, na Nicarágua. Os(As) missionários(as) leigos(as) visitaram as comunidades, atravessando, a cavalo, o Rio Punta Gorda. “Os missionários saem felizes para a missão. É preciso ânimo para que a Palavra seja anunciada nos diferentes momentos, espaços e oportunidades que Deus nos oferece”, declarou Irmã Reyna.

No Chade, na África Central, no início deste mês, Irmã Claudete Aparecida Gonçalves participou da formação dos coordenadores dos grupos de Infância Missionária, em Pala, no Chade. Desde pequenas, as crianças são missionárias e levam a alegria do Evangelho por onde passam. “Este grupo é muito animado. É preciso formar as lideranças para que elas possam servir melhor”, declarou Irmã Claudete.

Em Goiânia (GO), Irmã Alessandra Santana tem como missão o trabalho na Pastoral Carcerária, com as mulheres encarceradas. A realidade nos cárceres é a opressão da mulher, literalmente privada de liberdade. A Pastoral Carcerária atua na escuta dos clamores dessas mulheres, mas é muito mais do que um simples ouvir, é o importar-se, a sintonia e o estender a mão.

No Hogar de Ancianos Santa Marta, na Argentina, as Irmãs Vera Zimmermann e Marli Comachio Conceição cuidam de idosos e idosas em situação de vulnerabilidade. No dia 3 de outubro deste ano, os idosos(as), colaboradores(as) e Irmãs receberam a visita de Nossa Senhora de Fátima com grande alegria e devoção. “Gratidão a Deus por nos permitir viver esta bela experiência, na qual se revelou a fé da grande família do lar”, agradeceu Irmã Vera.

Em Livramento de Nossa Senhora (BA), Irmã Reginalda Alves atua no Projeto Multiplique o Pão, que oferece diversas oficinas, como bordado, artesanato, biodança, música, leitura, culinária, corte e costura, entre outras, para crianças, jovens e adultos com a finalidade de resgatar a cidadania.

Irmã Egnalda Rocha trabalha em Jaru (RO). Em conjunto com as Irmãs, teve a iniciativa da formação de uma escola de música para jovens, batizada de “Acordes para servir”. No início, contava com a dedicação de professores voluntários que atendiam o centro e a periferia. Após algum tempo, algumas comunidades da cidade comprometeram-se em contribuir com uma ajuda de custo aos docentes. Os alunos apresentam-se três vezes no ano na praça da cidade. Depois de dois anos em Jaru (RO), a escola de música chegou também na cidade de Theobroma (RO). São 25 alunos, crianças, jovens e adultos com o desejo de aprenderem a tocar um instrumento. O curso está atendendo duas comunidades da cidade e abrindo espaço também para alunos das comunidades do interior. As aulas acontecem duas vezes na semana.

Texto: Renata Garcia - Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar


Ação Evangelizadora


Ação Pastoral

  • Pastoral Carcerária, da Saúde, Paroquial, da Terra, da Juventude, Diocesana e DST-AIDS
  • Áreas de atuação: indígenas, mulheres em situação de risco, catequese, liturgia e comunicação

Saúde

Unidades Sociais / Projetos Sociais

  • Tecendo a Vida - Belo Horizonte - MG
  • Educandário Sagrada Família - São Paulo - SP
  • Casa da Sagrada Família - Campos do Jordão - SP
  • Lar dos Velhinhos - Maringá - PR
  • Lar Nossa Senhora Aparecida - Santuário Nacional
  •  Lar São Vicente de Paulo - Itaberá - SP
  • Lar São Roque - Diamantino - MT
  • Casa do Peregrino - Itajaí - SC
  • Orfanato São Roque - Moçambique
  • Escola Familiar Rural - Moçambique
  • Lar de Idosos de San Javier - Argentina

Família CIIC